A médica ginecologista e obstetra está presente na vida da mulher em vários momentos de extrema importância.
Realizar exames ginecológicos periódicos, mesmo quando não estiver apresentando qualquer sintoma e fazer o acompanhamento ginecológico regular é fundamental na prevenção de doenças como Câncer de Mama e Genital.
Planejar uma gravidez, fazer o acompanhamento Pré Natal e o Parto com uma médica de sua confiança garante uma gestação mais tranquila e segura. Acreditamos no Parto Humanizado, onde a vontade do casal é respeitada, mas os procedimentos serão sempre realizados em ambiente hospitalar, proporcionando maior segurança para mãe e bebê.
Os exames ginecológicos periódicos variam de acordo com a fase da vida e a idade da mulher. De forma geral podem ser feitos os seguintes exames:
Teste realizado para detectar alterações no colo do útero. Também conhecido como Colpocitologia Oncótica.
Através de coleta simples, feita durante o exame ginecológico, verifica-se a existência de infecções ou alterações nas células do colo uterino, desta forma propiciando o rastreamento precoce do Câncer do Colo do Útero.
O exame deve ser realizado após o início da atividade sexual e repetido ao menos uma vez por ano ou de acordo com a necessidade de cada mulher.
Neste momento pode ser feito também, a coleta para pesquisa do HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus relacionado com a ocorrência de Câncer genital.
São exames complementares ao Papanicolau e buscam rastrear lesões no colo do útero, vagina e vulva.
Tem o objetivo de avaliar os órgãos pélvicos, principalmente útero e ovários.
Exames realizados para avaliação das mamas buscando por tumores benignos ou malignos. Esses exames propiciam o diagnóstico precoce do Câncer de Mama e devem ser realizados anualmente ou de acordo com o histórico de cada paciente. De forma geral, a primeira Mamografia deve ser feita aos 40 anos.
Exame que mede a densidade dos ossos e avalia uma possível ocorrência de perda de massa óssea, o que levaria a um quadro de Osteoporose.
Nas mulheres, o exame deve ser feito anualmente a partir da peri-menopausa (fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher e antecede a menopausa).
De acordo com a individualidade de cada mulher, podem ser feitos também, exames laboratoriais, ultrassonografia abdominal e da tireoide.
Agende sua consulta com nossa ginecologista que irá avaliar individualmente seu caso e tirar suas dúvidas.