O colesterol está envolvido na aterosclerose, doença crônica que leva a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. O excesso de colesterol LDL (considerado o “colesterol ruim”) deposita-se na parede interna das artérias levando a formação de placas de gordura que podem evoluir com os anos. Esse processo causa obstrução a passagem de sangue levando a infarto agudo do miocárdio e AVC.
Não. Atualmente pode-se manter a dieta habitual para a coleta de colesterol e suas frações pois não sofrem interferência do jejum. Já o triglicérides sofre pequena interferência, de forma que seu valor ideal se eleva discretamente. Mas atenção, exames coletados sem jejum que apresentem valor de triglicérides muito elevado (> 440mg/dL) deverão ser repetidos seguindo o jejum de 12h.
A resposta é: depende! O valor ideal de colesterol LDL (colesterol ruim) é individualizado para cada pessoa, isso porque depende do risco cardiovascular do indivíduo e da análise de diversos fatores incluindo sexo, idade, doenças prévias, valores de pressão, exames laboratoriais, tabagismo. Com isso, quanto maior o risco cardiovascular da pessoa, menores serão suas metas de colesterol.
O triglicérides responde muito bem a perda de peso, atividade física e controle da dieta com redução de carboidratos, gorduras e bebida alcoólica. No entanto, em casos de triglicérides muito elevado (> 500mg/dL) está indicado tratamento medicamentoso devido risco de pancreatite.