A consulta de avaliação pré-operatória ou de risco cirúrgico tem a finalidade de preparar o paciente da melhor forma possível para a realização de um procedimento cirúrgico. No período próximo a cirurgia é importante que haja uma integração entre o cirurgião, anestesista, clínico e intensivista visando o melhor para cada paciente.
Cada procedimento cirúrgico determina um risco diferente ao paciente, ao realizar essa avaliação com cautela tentamos reduzir o risco de eventos cardiovasculares como infarto durante o procedimento. Caso apareça algum problema durante a avaliação será discutido com o cirurgião o melhor tratamento para o paciente frente àquela situação.
Todos os pacientes precisam realizar os mesmos exames na avaliação pré-operatória? A resposta é não! A avaliação leva em conta a história clínica, exame físico, tipo de procedimento que o paciente irá realizar, capacidade física do indivíduo e a presença de doenças prévias. Caso já tenha realizado algum exame recentemente não esqueça de levá-lo a consulta junto com a relação das medicações de uso contínuo.
Essa avaliação pode ser feita em indivíduos de todas as idades, quanto maior a idade e mais comorbidades maiores os riscos portanto devemos ficar mais atentos. Sabemos que todos os procedimentos envolvem riscos, na consulta iremos definir o risco do paciente frente ao procedimento cirúrgico proposto individualmente, orientar sobre uso das medicações e cuidados adicionais caso seja necessário.
A avaliação pré-operatória visa reduzir os riscos de complicações durante e após a cirurgia. Além do ato cirúrgico em si, o bem estar do paciente também deve ser prioridade.