Image

Pressão alta

Pressão alta

Estou com pressão alta, e agora?

A pressão arterial é considerada alterada quando seus valores ultrapassam 130x80 mas o diagnóstico de hipertensão arterial é feito quando a pessoa possui níveis persistentes de pressão maiores ou iguais a 140x90. Acima de 130x80 temos uma pré-hipertensão que também demanda cuidados e acompanhamento médico.

Existem fatores que podem desencadear elevação momentânea da pressão, como atividade física intensa ou dores fortes como ocorre em casos de enxaqueca, sem que a pessoa seja necessariamente hipertensa. A hipertensão arterial é diagnosticada quando as medidas de pressão se mantêm elevadas na maior parte do tempo.

Como realizar acompanhamento da pressão

Se deseja fazer um controle residencial da sua pressão opte por medidas diárias por um período de uma semana realizando medidas pela manhã antes do café da manhã e medidas a noite antes do jantar. Esta medida deve ser feita em ambiente silencioso, em posição sentada com a bexiga vazia, o medidor deve estar posicionado ao nível do coração. Não realizar medição logo após a prática de exercícios físicos, tomar café, bebida alcoólica ou fumar.

Muitas pessoas têm costume de medir a pressão apenas quando apresentam sintomas como dor de cabeça, zumbido no ouvido e dor no peito, mas na maioria das vezes a hipertensão arterial se desenvolve de forma silenciosa.

Quem tem maior risco de apresentar hipertensão

Existem fatores de risco que estão associados a maior risco de desenvolver a doença, como:

  • Fatores genéticos
  • Idade (em torno de 65% das pessoas acima de 65 anos são hipertensas)
  • Sexo (em faixas etárias mais jovens costuma ser mais elevada em homens, mas a partir de 60 anos passa a ser mais comum em mulheres)
  • Sobrepeso / Obesidade (há uma relação direta entre excesso de peso e aumento dos níveis de pressão)
  • Consumo excessivo de sal (consumo maior que 5g de sal de cozinha por dia)
  • Sedentarismo
  • Ingesta de álcool em excesso
  • Apneia obstrutiva do sono

A elevação da pressão pode se tornar uma urgência

As crises hipertensivas são elevações significativas da pressão que demandam cuidado imediato, quando a pressão está maior ou igual a 180x120 associado a sintomas como dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, alteração visual, desorientação, dores no peito, falta de ar, perda de força, alteração na fala é necessário ir de imediato ao pronto socorro para avaliação.

Tratamento pressão alta (hipertensão arterial)

A necessidade de uso de medicação para tratamento da elevação da pressão vai depender dos níveis pressóricos e dos fatores de risco de cada paciente, mas em todos os casos é importante seguir as orientações de mudança de estilo de vida. Essas mudanças são tão importantes quanto o uso correto das medicações. Veja se você segue as orientações a seguir:

  • Pare de fumar (essa orientação inclui todos os tipos de cigarro inclusive cigarros eletrônicos, o tabagismo aumenta o risco de mais de 25 doenças incluindo doenças cardiovasculares)
  • Mantenha uma dieta saudável rica em frutas e verduras e com baixo teor de sódio e gordura
  • Mantenha-se dentro do peso ideal
  • Controle a ingestão de álcool
  • Faça atividade física regularmente (idealmente devemos praticar 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada por semana como uma caminhada rápida e tentar intercalar com exercícios resistidos como musculação)

Observação: caso você seja sedentário é importante realizar uma avaliação cardiovascular antes de iniciar atividade física, sempre fique atento ao surgimento de sintomas durante e após o exercício, se apresentar sintomas suspenda atividade física e agenda uma consulta para avaliação.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa

Devemos ter cuidado porque a hipertensão arterial sistêmica é a doença crônica mais prevalente do mundo, acomete mais de 30 milhões de brasileiros e está associada ao aumento de risco de doenças graves como infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. Como a hipertensão arterial ocorre muitas vezes de forma silenciosa e pode afetar também pessoas jovens a medida da pressão arterial como rastreio da doença faz parte da consulta de check up cardiológico.

Agende sua consulta com nossa cardiologista que irá avaliar individualmente seu caso e tirar suas dúvidas.

Agendar consulta